? ??????????????Skateboarding? ????? ?? ???Rating: 4.3 (166 Ratings)??1 Grab Today. 12116 Total Grabs. ???
???Preview?? | ??Get the Code?? ?? ???????????????????????????From the Snow? ????? ?? ???Rating: 3.8 (64 Ratings)??1 Grab Today. 6928 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

quarta-feira, 1 de julho de 2009

De novo sobre Os Simpsons

Vou falar um pouquinho dos Simpsons pois estou com saudades de filosofar sobre eles.
Vou mostrar minha perspectiva em relação a alguns personagens dos Simpsons e mostrar como alguns deles se parecem comigo. A filosofia simpsoniana.
Indo direto ao assunto, eu me identifico em partes com a Lisa simpsons, como ela contesto tudo que acho estar errado, não gosto, as vezes de comer carne (apesar de não conseguir viver sem um churrasco), não vejo o casamento como uma obrigação de todo ser humano normal, sou tendenciosa ao feminismo e tento resolver meus problemas e dos outros levando em conta a ética e a razão _não conseguindo na maioria das vezes, principalmente se tratando de mim _ , mas ao mesmo tempo em que Lisa é a frente de seu tempo em relação as outras pessoas de mesma idade, ela é como os outros, adora assistir o desenho super violento de Comichão e Cossadinha, é fã do palhaço Krusty, apesar dele usar casaco de pele de animais e adora a boneca Malibu Stacy (que no caso é uma alusão a Barbie e a todas outras bonecas do genero). Do mesmo modo eu sou apenas mais uma adolescente que a geração Coca-Cola criou (ou vomitou); adoro assistir programas e series idiotas da televisão, tenho ídolos idiotas e futéis como Paris Hilton, Britney Spears e Axl Rose e não vivo sem as revistas da Capricho, Todateen, Atrevida, Yesteen, (mas na verdade troco todas essas aí pela Superinteressante).
Já o Bart...ele sabe o que é certo e o que não é, mas opta por fazer tudo errado. Talvez para que preencha um vazio dentro de si, e também para chamar a atenção das pessoas devido a certa carência. E se todos passassem a fazer somente coisas erradas, Bart agora faria o inverso, pois tudo o que ele quer é ser diferente e subverter a ordem. Para ele não importa qual seja a regra, o importante é quebra-la. Não estou falando que sou uma pervertida, que pixo muros e atiro pedras no gato da vizinha mas quero citar que como Bart, gosto de ser uma contradição, e quando todos começam a fazer tudo igual a mim tenho que rapidamente subverter a ordem de novo, gosto de ser única.
Homer tenta ser um esposo e pai melhor, mas na maioria das vezes é levado por seus instintos e desejos pessoais, como mentir para Marge que vai para a academia na verdade para ir ao bar do Moe. E além disso é cheio de vícios, como bebidas, comida, preguiça, sexo, e sedentarismo. Mas ama a família acima de tudo _do modo dele. Também não estou dizendo que possuo os mesmo vícios de Homer mas é que as vezes meus desejos pessoais falam acima do bem estar comum, mas não sou super egoísta, há um meio termo aí. E além disso me alimento de ironia e sarcasmo.
E gostaria de ressaltar outro assunto aqui. No momento estou lendo "Os Simpsons e a Filosofia", mas bem devagar pois estou me deliciando com este livro. E nele pude analisar ao fundo certas questões simpsonianas, que muito gente pensa ser fútil só porque é um desenho, mas fique sabendo que este desenho é super inteligente. Inclusive seus roteiristas e pessoas que contribuem para os Simpsons acontecer vem simplesmente de Harvard.
No livro o autor cita claramente que este é um desenho para adultos _apesar de ser engraçadinho para as crianças_ pois para endende-lo é preciso ter um certo grau de inteligência, ou melhor, olhar critico.
Para compreender melhor, estou dizendo que os Simpsons é um programa de humor negro, super inteligente e critico, e faz alusões a todos tipos de conhecimento, filmes, obras de arte, personalidades, comportamento, programas de tv do EUA, politica, etc..
Uma frase que eu li e achei super interessante simplifica o que estou tentando dizer, "É difícil explicar uma cor para um cego, principalmente se ele não quer prestar atenção."
Simplesmente a maioria (não todas) das pessoas que não gostam de Simpsons é porque não conseguem estende-lo, não conseguem compreender seu humor sarcástico e consequentemente não conseguem apreciar esta obra de arte.
No mais, depois de comer o livro eu conto que sabor ele tem.
Beijo me Liga!

PS: Quando falei "ídolos fúteis" não quis dizer necessariamente que Paris Hilton, Britney Spears e Axl Rose são fúteis, (mas são).
PS²: E quanto ao "Beijo me Liga" é em homenagem ao Marco Luque que arrasou no último CQC, adoro ele!

0 comentários: