? ??????????????Skateboarding? ????? ?? ???Rating: 4.3 (166 Ratings)??1 Grab Today. 12116 Total Grabs. ???
???Preview?? | ??Get the Code?? ?? ???????????????????????????From the Snow? ????? ?? ???Rating: 3.8 (64 Ratings)??1 Grab Today. 6928 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Liberdade. Você a tem?

"A liberdade não é uma dádiva, mas sim o resultado de uma conquista."





O dia 14 de junho, foi o dia da liberdade do pensamento, e como nesses últimos dias estou um ser mais pensante do que o normal resolvi fazer uma analise critica sobre esse fato.




Primeiramente queria dizer que eu não sei porque 14/06 é o dia da liberdade do pensar e nem porque existe este dia. E se alguém souber, por favor entre em contato.




Fiquei filosofando com algumas amigas minhas sobre essa data e perguntei se elas tinham liberdade de pensamento e elas disseram que sim.




Porém eu digo que não. NÃO. Talvez nenhum ser humano vivo deste planeta tenha liberdade de pensamento. Aí a gente se pergunta: "Mas liberdade de pensamento é uma coisa simples, é apenas eu e minha mente, sem ninguém pra reprimir e tal, porque eu não teria essa liberdade?"




Acho tudo isso muito simples e óbvio _no meu modo de ver as coisas_ pois os repressores na verdade somos nós mesmos. Nós mesmos nos restringimos a um tipo de pensamento e deletamos ou ignoramos aquilo que nos parece surreal, maluco, utópico e que talvez seria uma perda de tempo pensar nelas.




Todos nós pensamos que por sermos seres 'racionais', acima de outras espécies de seres vivos e capazes de ter pensamentos lógico (nem todo mundo...), somos livres e temos pensamentos livres de qualquer alienação que seja e que não somos influenciados por outras pessoas ou meios de comunicação. Mas isso é apenas uma doce ilusão.




A sociedade nos incita a todo momento, mesmo sem percebemos. Deixamos de pensar por nossas próprias cabeças para agir segundo preceitos impostos pelo meio social em que vivemos. Abrimos mão de certas ações porque a sociedade julga desnecessário, injusto ou antiético.




Somos todos escravos. Vivemos no meio de uma redoma e quem ousa a sair deste cerco é impuro, mal exemplo e não vai para o céu...




Não estou falando isso porque acho que sou a única a ter liberdade total de pensamento. Fala sério, todo mundo, por algum momento já se pegou pensando em algo que se julga um tabu e rapidamente se esquivou dessa linha de pensamento para que não se sentisse fazendo algo de errado.




Essa história já é velha e já está no meio social faz tempo. Quantas vezes, quando crianças, a mãe da gente falou assim: "pára com isso menino(a), nem pense numa coisa dessas!"? Desde pequenos já somos incumbidos de colocar algemas e correntes em nossos cerebros.




A liberdade de pensamento que parece ser uma coisa tão fácil e simples na verdade se torna difícil e complexa.




Se nem a liberdade do pensar nós temos, imagine então a liberdade de falar?! Opa! É melhor você não pensar...





2 comentários:

Mary disse...

Yes! Nossa, e eu é q pensei que meus pais fossem repressores, na verdade é a minha mente, kkkkk!
Vou tentar ser liberal!

Erica Oliveira disse...

E o pior que é verdade.Nem pensar por conta própria a gente pode.