? ??????????????Skateboarding? ????? ?? ???Rating: 4.3 (166 Ratings)??1 Grab Today. 12116 Total Grabs. ???
???Preview?? | ??Get the Code?? ?? ???????????????????????????From the Snow? ????? ?? ???Rating: 3.8 (64 Ratings)??1 Grab Today. 6928 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Personagens do Projeto



Acompanhei de perto as atividades do projeto Manuelzão em Jequitibá no dia 20/05. Assisti a videos e palestras dadas por professores e pessoas formadas pela UFMG; profissionais muito competentes.


1-Wander / 2- Eu, Núbia e Vanessa / 3- A turma do pára-quedas

Dentre eles está o Wander Ribeiro Ferreira, Biólogo, que deu uma palestra e me informou bastante na busca pelas matérias. Algo muito interessante foi a ferramenta que o Wander criou, que mede a qualidade das águas, é o Índice Biótico Bentônico (IBB). É um instrumento pioneiro porque mede a qualidade da água utilizando critérios físico-químicos com resultado imediato. Está sendo muito importante para o projeto. Além do Wander, a Daniela também foi simpática conosco. Ela é bióloga, e deu uma palestra muito aproveitosa, deixando em evidência que nós cidadãos devemos pressionar o poder público para construção de ETE'S, programas de incentivo para a preservação, coleta seletiva, etc...
Outra figura muito interessante é o Erick, um dos caiaqueiros que percorre agora (junto com Rafael e Roninho) o mesmo trajeto percorrido em 2003 pelo rio das Velhas desde Ouro Preto à Barra do Guacuí para mostrar como a qualidade da água tem melhorado desde então. Infelizmente essa melhora não é de 100%, mas só por enquanto.
E outra galerinha cheia de energia é a turma do pára-quedismo. Quatro pára-quedistas saltaram de um avião em Jequitibá pelo projeto Manuelzão. Foi fantástico! Espero um dia poder saltar também, a coragem eu tenho só falta a oportunidade.
Queria ressaltar aqui um trecho de uma matéria que li na revista Manuelzão, ano12, edição de março de 2009, pág27, em que Apolo Hering Lisboa coordenador do projeto Manuelzão disse que uma das coisas que aprendeu com Lubomir Abadjieff (um dos primeiros empresários a apoiar o projeto) foi “manter-se indignado e rebelde até o fim, sem se deixar domesticar pelo sistema, nunca se esquecendo dos excluídos e do meio ambiente”. Lubomir infelizmente não está mais entre nós, faleceu no dia quatro de fevereiro aos 86 anos, foi engenheiro e empresário e deu uma forte contribuição para o projeto.
Ah! Outra profissional que recebeu a mim e a Vanessa gentilmente foi a Núbia formada em Ciência da Informação, queríamos agradecer a ela e a todos outros profissionais que nos receberam com muito carinho. É pela competência e estrutura que vocês dão que impulsiona esse projeto a caminhar sem deixar ninguém para trás.
Erick, Jacó, Rafael e Vanessa.

0 comentários: