? ??????????????Skateboarding? ????? ?? ???Rating: 4.3 (166 Ratings)??1 Grab Today. 12116 Total Grabs. ???
???Preview?? | ??Get the Code?? ?? ???????????????????????????From the Snow? ????? ?? ???Rating: 3.8 (64 Ratings)??1 Grab Today. 6928 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Toque de Recolher



Falar sobre esse assunto de toque de recolher para menores de idade é bem delicado.
Essa nova lei de idéia de dois juízes da Infância e da Juventude de cidades do interior de São Paulo causou polêmica e ofurô entre o grupo alvo em questão: Os jovens.
O objetivo dessa lei é diminuir os crimes e a violência praticado e cometido contra menores de idade. Drogas, assaltos, homicidos, abuso sexual, tráfico, armas ilegais, etc, são esse elementos (e muitos outros) que a justiça quer evitar que aconteça.
Sem dúvidas a intenção é boa, devo dizer que essa lei diminuiu todos esse elementos na cidade em que já estava em vigor a mais tempo. Mas o que os jovens acham em relação a tudo isso?
Eu, como adolescente, sei o que deve estar se passando na cabecinha desses jovens atingidos. Essa lei pode prejudicar e muito essa fase que deveria ser maravilhosa, mas que na verdade está se tornando um transtorno.
Existe uma série de motivos. Um deles seria o aborto da fase de escolha e indecisão de jovem sobre o que ele realmente é, foi, e o que quer ser.
Como saberei o que é certo ou errado se EU MESMA não tive o direito de escolha? Como saberei o que quero da minha vida sendo dominada, controlada, coibida, oprimida, contida?
Todos os jovens sabem (não só os jovens) que o primeiro motivo para a revolta é a opressão.
Os jovens devem aprender por si próprios o que é certo ou não. Claro, os conselhos são bem vindos, mas devemos tomar nossa próprias decisões, porque a juventude é um treinamento para a idade adulta. Aprendemos com erros, tombos e quedas, mas isso nos mostra o que é certo ou não por nós mesmos e não pelas pessoas que querem decidir sobre a nossa vida.
Um jovem que é reprimido na adolescência inteira, e não se permite extravassar seus desejos e vontades (com responsabilidade), quando chegar a maior idade, este jovem vai querer fazer tudo o que não pôde fazer. E como ele não tinha noção do que é a vida real, então terá atitudes erradas. É aí que mora o problema.
Além disso, jovens que levam à sério a vida _como eu_ e sabem que não estão aqui para brincadeira serão prejudicados. O tipo de jovem que falo é aquele que leva à sério os estudos, a vida escolar, respeita a família, é consciente, critico, observador, tem opinião própria sobre a vida, tem um plano uma ambição para crescer e tentar ser cada dia melhor. E quando chega o final de semana quer sair, divertir com os amigos, ser adolescente pois essa fase irá passar e responsabilidades maiores virão. Vc jovem que se encaixou nesse perfil é melhor sentar e respirar fundo, pois nossas happy hours estão em risco.
Essa demanda de jovem que viver esse período de repressão será um grupo de desenvolvimento de maturidade retardatária. Isso porque eles terão poucas experiências de vida que os ajudarão como adulto. E quando as grandes responsabilidades da maior idade baterem a sua porta “o bicho vai pegar”, pois a idéia do ex-jovem (agora adulto, obvio...) é curtir tudo o que não curtiu, mas na verdade, agora ele deveria estar cumprindo suas funções de adulto.
O oficio de educar, aconselhar, conscientizar os jovens é da família essa é a base e os complementos vem da escola. Ou seja, se querem proteger os jovens, então que invista em educação do prézinho ao ensino médio e o apoio para os que acabaram de formar.
Se sou o que sou hoje (uma boa menina má...) devo em grande parte à estrutura que minha família me deu. Realmente, esse papel não se encaixa para a polícia _só em casos de jovens problemáticos demais, mas isso já é outra história...
Como disse um grande filósofo que admiro muito “cadê o direito de ir e vir de todo cidadão?”. Gente, cadê a liberdade e o espaço necessário para o jovem ser jovem? Como tomar decisões próprias na qual outras pessoas já fazem isso por mim? Para mim, isso tudo é uma ditadura disfarçada (a intenção é até boa mas de boas intenções o ..., nem precisa completar) que prejudicará pessoas conscientes e responsáveis.
Enfim... lei de toque de recolher? FALA SÉRIO!!!

0 comentários: