? ??????????????Skateboarding? ????? ?? ???Rating: 4.3 (166 Ratings)??1 Grab Today. 12116 Total Grabs. ???
???Preview?? | ??Get the Code?? ?? ???????????????????????????From the Snow? ????? ?? ???Rating: 3.8 (64 Ratings)??1 Grab Today. 6928 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Projeto Manuelzão


Olá pessoal, estou aqui de novo para passar uma mensagem muito especial para todos vocês. Está no ar e em ação o projeto Manuelzão que está aí desde 1997, onde a primeira expedição pelo rio das Velhas está aí desde 2003. O objetivo é revitalizar, despoluir o rio das velhas e seus afluentes.
Este projeto não segue sozinho, tem toda uma estrutura da UFMG, o apoio do governo de Minas Gerais, profissionais capacitados, conscientes e determinados. Este pessoal veio para nos conscientizar da nossa importância em relação ao meio ambiente, para que possamos entender que podemos sim fazer a diferença, pois toda grande caminhada começa simplesmente do primeiro passo.
É por isso que existe a Meta 2010 do projeto Manuelzão que tem como lema: Navegar, Nadar e Pescar no rio das Velhas. A Meta 2010 visa despoluir, conscientizar, revitalizar, mas tudo isso exige um prazo para que tudo se concretize.
Só em BH é produzido 3200 toneladas de lixo por dia (domiciliar) e 1800t (entulho) e apenas 15% vai para a coleta seletiva. Isso sem contar as cidades de Nova Lima, Sabará, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas... (dados da revista Manuelzão, 50, ano 12, março de 2009, pág13 )
Devemos compreeder e fixar a idéia em nossa cabeça que a água é essencial para a vida humana. Em alguns trechos da bacia do rio das Velhas está impossível nadar porque a poluição é muita. Então o que o projeto Manuelzão quer passar para a sociedade e para as prefeituras das cidades é que carecemos que o esgoto seja tratado, e também um destino adequado para o lixo, leis de uso e ocupação do solo obedecidos e pessaos solidaŕias entre si e com o planeta, incentivo às políticas de preservação da biodiversidade, mobilização dos setores industriais, monitoramento da qualidade da água, etc..
Então fica a minha deixa aqui para que você se conscientize e cobre da prefeitura de sua cidade uma ETE, coleta seletiva e programas de incentivo a despoluição do rio das Velhas e seus afluentes. Porque o rio das Velhas corre em nós!

3 comentários:

xing Ling disse...

oi, eu também fui em Jequitibá e adorei as apresentações por lá.
Beijos,
até mais Tamy!

Anônimo disse...

Olá tamires,
achei muito bacana seu blog e te admiro para caramba. Te acho uma moça com uma cabeça muito bem direcionada.
Um abraço de seu professor e que deseja ser tornar um grande amigo Leandro (Leo)

Tamires Oak disse...

Ah, obrigada Leo.
gostaria muito de ter vc como amigo!
bjos!